Sobre a associação


foto_quem_somos_maos_unidasEm 21 de abril de 1972, na cidade do Rio de Janeiro, durante o IV Congresso de Medicina Militar e I Congresso de Hospitais Militares e Forças Auxiliares, eventos promovidos pela Academia Brasileira de Medicina Militar, foi fundada a Associação Brasileira de Medicina das Polícias Militares.

 

Esta Associação passou a fomentar a realização de eventos e congressos e, já em 1981 na cidade de Curitiba-PR, durante o seu IV Congresso passou a englobar todos os profissionais de saúde das Polícias Militares e teve seu nome mudado para Associação de Saúde, que foi oficialmente registrado em 1989 como Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares.

Em 2006, novamente na cidade do Rio de Janeiro, os profissionais de saúde dos Corpos de Bombeiros Militares também foram incluídos na Associação que passou a ter o nome atual de Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares (ABSPMBM).

Já realizou diversos eventos científicos, entre os quais 20 congressos brasileiros, estando o XXI previsto para 22 a 24 de junho de 2017 no Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), na capital goiana.

Até 6 meses antes desse congresso bianual, as 5 macro regiões do Brasil promovem um Encontro com o intuito de criar subsídios e discutir os problemas regionais para serem apresentados durante o congresso brasileiro. Desta forma, foi realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2016, o III Encontro Regional Sul da ABSPMBM, em Florianópolis (SC), sob coordenação do Ten Cel R/R Júlio César Verdi.


REGIONAIS

Norte: Maj PM Nelson Augusto  (Tocantins)
Nordeste: Cap PM Adriana Oliveira Dias (Rio Grande do Norte)
Centro-Oeste: Cel BM Rogéria Calastro  (Distrito Federal)
Sul: Ten Cel R/R PM Júlio Cesar Verdi  (Santa Catarina)
Sudeste: Cel PM Maria Elisa Patrão Dias  (Espírito Santo)

Mensagem do Presidente


“Associar remete à condição de união e aproximação de pessoas com o fim de a partir de objetivos comuns, promover resultados de qualidade para o bem comum”.

Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares foi estabelecida com a finalidade de ser a “tenda de proteção profissional” aos seus componentes, com abordagem por todo o território nacional brasileiro.

A primeira vertente desta “tenda” é o aperfeiçoamento científico, através de Jornadas estaduais e do Congresso brasileiro (bianual), com conotação de ensinamento básico, reciclagem e avanços relevantes ao conhecimento humano na área de saúde.

Na vertente científico, foi criado a Revista Brasileira Militar de Ciências (RBMC), sob o auxílio da Fundação Tiradentes (Goiânia/GO) com a finalidade de produção acadêmica dos nossos pesquisadores e leitura atualizada para os nossos associados.

A segunda vertente diz respeito à defesa profissional dentro das situações milicianas, onde é preciso ajudarmos os serviços de saúde de todos os estados brasileiros, para melhoria do número de componentes dos quadros de saúde, favorecer a ascensão promocional e melhoria financeira permanente.

Desta forma, é preciso envolver todos os associados para obtermos força pessoal, política, científica e institucional com o intuito de atingirmos os objetivos descritos, além de aproximarmos fortemente da nossa co-irmã Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares.


Ten. Cel. Prof. Dr. Waldemar Naves do Amaral
Presidente da Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares
Diretor Técnico do Hospital da Polícia Militar
Diretor Acadêmico da Faculdade da Polícia Militar
Professor Adjunto Doutor da Faculdade de Medicina da UFG



Sobre a Academia


A Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares do Brasil é uma organização que congrega Oficiais Superiores dos quadros de saúde dos nossos diversos Estados.

A nossa Academia tem como principais objetivos o assessoramento do ponto de vista técnico e administrativo para participação ativa nos nossos Congressos Nacionais Bianuais, bem como nos Encontros Regionais, com foco fundamental na valorização do relacionamento institucional para prover crescimento dos nossos quadros de saúde junto aos Comandos Gerais, Governadores e até mesmo ao Congresso Nacional.

Os Oficiais Superiores que se habilitam a serem membros de nossa Academia se faz único e especificamente pela meritocracia quando da Presidência do Congresso Nacional, dos Encontros Regionais ou ações que traduzam o espírito acadêmico e para tal após análise crítica em nossas reuniões o então Oficial Superior candidato toma posse em sua cadeira Acadêmica. No momento, temos vários Acadêmicos das áreas de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia que representam os mais diversos Estados e Corporações de nosso país.

Para eu fazer parte e estar presidindo, gestão de 2015/2017, é um sentimento de júbilo por ter sido pioneiro enquanto oficial de saúde dos Bombeiros Militares a fazer parte de nossa Academia, e inserir a marca dos Bombeiros Militares.

romulo

Esta ferramenta de comunicação que é o nosso site agregado ao da nossa Associação servirá ainda mais para termos uma maior divulgação e informações às nossas Corporações e companheiros de farda.

Fazer parte dos quadros de saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares é uma honra muito grande, pois as nossas atividades consolidam o mister de objetivo de nossas Polícias e Bombeiros que é o de servir a todos, com qualidade a medida que precisem de nossos serviços. Com certeza as nossas atividades profissionais além de serem extremamente diferenciadas, elas necessitam de um atendimento de saúde diferenciado para que todos possamos continuar a preservar e salvar vidas.

Sempre honramos e honraremos às nossas Corporações com o espírito de fortalecimento de nossas forças ao bem da comunidade.

Saudações Acadêmicas.

.

Cel. BM. Méd. RJ  Dr. Rômulo Capello Teixeira
Presidente da Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares

Clique aqui e confira a Relação dos Presidentes com suas referidas gestões.

Agora para conhecer a Relação Nominal dos Acadêmicos, clique aqui.

 

 .

.

Congresso

Encontros Regionais

Parceiros